FCORS participa do seminário em referência ao Dia Nacional em Defesa do SUAS

20160706 105056No dia 06 de julho de 2016, foi realizado O Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Sistema Único  de Assistência Social (SUAS) que reuniu mais de 700 pessoas em Porto Alegre.

Participaram do seminário trabalhadores, gestores, entidades e usuários da Capital e do Estado, com representação de municípios da Grande Porto Alegre, Vale do Caí e região centro-sul do Rio Grande do Sul. O encontro teve como objetivo fortalecer  os avanços já conquistados na implementação da política de assistência social  em todo o país, declarando posição contrária a qualquer retrocesso, que ponha em risco a identidade da política social como política pública garantidora de direitos; a operacionalidade de serviços, programas, projetos e benefícios; os recursos orçamentários  e o quadro de recursos humanos.

As atividades começaram com um seminário no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, coordenado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), onde os professores de economia Carlos Nelson dos Reis e Berenice Rojas Couto, do Serviço Social da PUCRS falaram sobre a conjuntura econômica do país e seus reflexos na política social.

A diretora técnica da Fasc, Marta Borba, destacou a importância do encontro: “Espaços como este precisam acontecer sistematicamente. Temos que discutir tudo isso junto à academia para chegarmos a algo que beneficie a  todos”. A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Léa Maria Biasi, falou sobre a unidade do movimento. “São lutas que vêm sendo desenvolvidas independente de posicionamento político, buscando única e exclusivamente defender a assistência social e os direitos de todos dentro do Suas”.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Maria de Fátima do Rosário, salientou que a quebra de paradigmas é fundamental para o avanço do Suas. “Ainda há um preconceito grande sobre o que é a assistência social, e precisamos mostrar que não é assim. As pessoas precisam ter consciência disto para evitar o retrocesso”.

O representante do Fórum Estadual dos Trabalhadores do Suas/RS , Agnaldo Knevitz, enalteceu a presença de representantes de diferentes níveis da assistência social para debater o tema. “Hoje unimos aqui trabalhadores, pesquisadores e usuários da assistência social em uma luta que defende nossos direitos enquanto cidadãos inseridos em uma democracia. Isso precisa ser levado adiante ”.

O presidente em exercício da Fasc, Mário Fraga, ressaltou a importância do momento para a assistência social: “Que espaços como este nos ajudem a alcançar o que falta enquanto instrumento de inclusão, e ainda há um longo caminho a ser percorrido”.

 

Fotos: FCORS

Fonte de notícia: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

{gallery}Seminaria_AS{/gallery}


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0