COBG inicia capacitação para prevenção de violência doméstica

capacitacao faces da violencia publicoO Círculo Operário Bento-Gonçalvense recebeu, na manhã desta quarta-feira (16/10/2013) 45 profissionais que vieram discutir saberes e conhecer mais sobre a realidade local da violência doméstica e, principalmente, de como preveni-la.

O Faces da Violência, que acontecerá em mais quatro encontros, tem como objetivo capacitar profissionais de instituições locais para garantir qualidade e agilidade na percepção de possíveis situações de violência doméstica familiar e abuso sexual de crianças e adolescentes.

O intuito é de preparar os profissionais para que atuem como colaboradores e multiplicadores da rede socioassistencial de forma que efetivem ações em seus cotidianos profissionais através de encaminhamentos e prevenção constante.

A ideia surgiu e faz parte da realização do projeto “Direitos e Desafios” que realiza ações de prevenção à violência doméstica, como debates, palestras e capacitação para o reconhecimento de casos e encaminhamento para a rede de serviços públicos, além de um trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Ulysses Leonel De Gasperi.

A capacitação tem o apoio da Federação dos Círculos Operários do Rio Grande do Sul – FCORS financiadora do projeto “Direitos e Desafios”, das secretarias municipais de Educação e de Habitação e Assistência Social, e dos supermercados Grepar.

Estiveram presentes orientadores educacionais, diretores de escolas, psicólogos, assistente sociais, orientadores, monitores, visitadores e professores, além das autoridades: Luis Carlos Stephanou – Coordenador da Equipe Técnica da FCORS, Tanise Maraschini – Policial da Delegacia Especializada de atendimento à Mulher, Sandra Dornelles – Representante da Primeira Dama, Fernanda Lodetti – Secretária de Educação Adjunta, representando a Secretaria Municipal de Educação e o Prefeito Municipal, Valdemira Schmitz, Secretária de Habitação e Assistência Social Adjunta, representado a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, Marlene Demari Weber, secretária de Saúde Adjunta, representando a Secretaria Municipal de Saúde e Júlia Rafaela Marcon – Assistente Social representando o Centro de Referencia Especializada em Assistência Social (CREAS).

Os trabalhos do dia ficaram a cargo da ministrante, a psicóloga Nara Pontalti, que falou da definição e classificação das diversas formas de violência segundo a Organização Mundial de Saúde, e do painel de Susana Vieira – Assistente Social e Veranice Costa – Enfermeira, representantes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS – AD, que trataram da influência do álcool e outras drogas na violência doméstica. A capacitação segue na próxima quarta-feira, dia 23 de outubro, às 8h da manhã, no COBG. Quem não pode comparecer no primeiro dia ainda pode participar da capacitação. Para a obtenção de certificados, é exigida a presença em quatro dos cinco encontros.

Sobre a ministrante:

Nara Pontalti atua na área da psicologia há 24 anos e há 14 anos junto a crianças e adolescentes vítimas de violência, bem como com seus núcleos familiares e famílias extensas. Especializada em Terapia Familiar e de Casal e Psicologia Jurídica, trabalhou com medidas socioeducativas e protetivas no CREAS e como retaguarda do Conselho Tutelar de Farroupilha por 11 anos. Hoje, coordena um programa na área de psicologia junto à Secretaria de Educação de Caxias do Sul, o Vinculação, que se estende às escolas com o viés da Psicologia Escolar.

 

Fotos: Lucas Araldi

Divulgação: Assessoria de comunicação COBG

{gallery}capacitacaocobg{/gallery}


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0