Círculo Operário Pelotense

Informações

Rua Cassiano do Nascimento, nº 40, Bairro Centro,
Pelotas
96010 280
cop.sul@ig.com.br
(53) 3227-7802
http://circulooperariopelotense.blogspot.com.br/

Outras Informações

O COP foi fundado em 15 de março de 1932 como concretização de um movimento gestado pela igreja católica da cidade, visando organizar, controlar e auxiliar o operário. Por isso, dois eixos eram primordiais: assistência social e formação de lideranças. A história do COP inicia antes de sua formação.

A organização surgiu a partir de 1930 por iniciativa do padre jesuíta Leopoldo Brentano e de sua preocupação com o relacionamento entre igreja e os operários Projetado na Congregação Mariana de Moços, dirigida pelo Pe. Leopoldo Brentano reunindo representantes do Colégio Gonzaga, o COP teve como embrião uma escola para adultos que funcionava na própria Congregação.

Após essa experiência, Brentano realizou diversas sessões de estudo para criar uma entidade operária de inspiração católica, que redundasse em uma organização forte, objetivando promover a formação de líderes operários segundo a doutrina social da Igreja. Nesses estudos, Pe. Brentano tomou ciência principalmente das encíclicas sociais “Rerum Novarum” e “Quadragésimo Anno” das ideias de Alceu Amoroso Lima, da organização da Legião Cearense do Trabalho, Cooperativa dos Ferroviários de Santa Maria, além do corporativismo.

Desses estudos surgiu não só o modelo do Círculo Operário Pelotense – COP como também de todo movimento circulista, com suas propostas, organização e métodos. Após apresentar tais ideias á cúpula da igreja da cidade (início de 1932), foi convocada uma reunião com os trabalhadores (oito de janeiro),na qual ficou definida a fundação dessa entidade para 15 de março.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0