Instituição

A Federação dos Círculos Operários do Rio Grande do Sul – FCORS foi criada em 26/10/1935 pelo Padre Jesuíta Leopoldo Brentano, com o intuito de auxiliar os Círculos Operários no desenvolvimento de suas práticas e de contribuir na construção do Movimento Circulista do Rio Grande do Sul. Possui a denominação de uma associação de círculos operários, é uma pessoa jurídica do terceiro setor, de educação e de assistência social, sem fins econômicos e com duração por prazo indeterminado. 

A FCORS faz parte do Movimento Circulista do Brasil, fundado na visão social cristã da valorização e promoção do trabalho humano, tendo por fim o desenvolvimento local e a existência digna, através de um comportamento ético nas relações com os associados, com a comunidade e com o poder público , guiando-se pelos princípios: I – da eticidade, transpessoalidade, economicidade, eficiência, eficácia, transparência e responsabilidade sócio-ambiental; II – do trabalho em rede; III – da capacitação; IV – do suprapartidarismo; e V – da solidariedade (Título I do Estatuto).

Entidade coordenadora e fiscalizadora dos círculos operários do Rio Grande do Sul. A FCORS tem como objetivo contribuir na construção de políticas para o Movimento Circulista e apoiar tecnicamente a sua execução a partir da teoria do desenvolvimento local, do trabalho em rede e da pedagogia de projetos, visando a evolução do indivíduo e do coletivo para gerar autoemancipação e protagonismo.

A FCORS dedica-se à promoção humana da cidadania, com práticas solidárias, mutualistas e altruístas, incentivando o voluntariado e promovendo: a integração ao mercado de trabalho; a proteção da família, da criança, do adolescente, do idoso e das pessoas com deficiências; atua na assistência social, cultural, educacional e da saúde. Para fins didáticos, pode-se compreender a FCORS como desenvolvimento três programas: a) o Programa de Desenvolvimento Circulista – PDC; b) O Programa da Escola Técnica Santo Inácio; e, c) O Programa de Desenvolvimento Econômico e Financeiro.

No último Planejamento Estratégico foram construídos alguns objetivos que estão sendo executados pela atual gestão da FCORS. Citá-los significa compreender em que o atual Conselho de Administração está centrando os seus esforços: a) apoiar a formação de redes locais temáticas para a construção de políticas públicas; b) garantir o equilíbrio financeiro da FCORS; c) aperfeiçoar o processo de comunicação da FCORS; d) fortalecer a gestão coletiva como prática administrativa; e) fortalecer o projeto institucional através de sua Razão de Ser; f) garantir o processo de implementação da Nova Escola.

Parece também interessante citar algumas práticas que estão contribuindo no fortalecimento do diálogo dos círculos operários entre si, e dos círculos operários com a FCORS: o Edital de Projetos, a partir da ideia de Desenvolvimento Local; a formação de Redes Temáticas; e o Recadastramento. 

Atualmente, a FCORS possui 38 (trinta e oito) círculos operários associados e é filiada a Confederação dos Trabalhadores Circulista – CBTC.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0